Cheia de três rios pode alagar municípios do Amapá

Publicado em 16/03/2015 - 14:23 Por Michelle Moreira - Brasília

O nível dos rios Amazonas, Araguari e Jari deve elevar em até três metros e meio entre os dias 18 e 26 de março. De acordo com a Defesa Civil do Amapá, a cheia pode causar alagamentos em Macapá, incluindo o distrito de Bailique, Calçoene, Santana, Mazagão, Laranjal e Vitória do Jari.

 

O secretário- executivo da Defesa Civil do estado, tenente Janary Picanço, explica que uma série de fenômenos naturais contribuem para a alta da maré. Entre eles, estão o período chuvoso e o fenômeno do Equinócio de Primavera. No estado, o fenômeno é conhecido como Equinócio das Águas, devido ao aumento do nível dos rios.

 

"Por ocorrer no mês de março e o mês de março ser de muita chuva. Nós temos uma previsão de 300 a 450 mm de chuva para o estado. Tem chovido bastante na região. No dia 20, dia do Equinócio das Águas. O dia e a noite têm o mesmo número de horas. Como as marés são influenciadas tanto pelo sol como pela lua".

 

Outro ponto apontado por Janary Picanço que influencia o aumento das marés é o período de lua nova.

 

A Defesa Civil recomenda que as populações que vivem em áreas de risco se desloquem de seus lares durante este período.

 

Um dos bairros que mais sofre com as marés é o do Aturiá, em Macapá. Janary Picanço afirma que cerca de 30 famílias insistem em permanecer no local.

 

" É uma área de risco que vem sendo monitorada há bastante tempo. Como o rio está avançando sobre o bairro, a cada tempo que passa o número de pessoas que vão sendo atacadas pela maré vai aumentando. ...Já foi feito serviço de cadastramento. Algumas famílias já foram removidas. Mas têm umas famílias que insistem em não sair. Com estas famílias estamos avisando, para que elas possam estar se precavendo."

 

Quem não tiver para onde ir, pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo 190.

Últimas notícias
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo