Localidades do Amapá decretam situação de emergência

Publicado em 23/03/2015 - 21:53 Por Ariane Póvoa - Brasília

Nessa segunda-feira (23), o município de Santana, no Amapá, decretou situação de emergência em quatro regiões atingidas pela cheia.

 

Os bairros Provedor, Hospitalidade e Remédios I e II são os que mais sofrem com os alagamentos.


De acordo com o coronel Estácio Janari, da Defesa Civil do estado, a situação de emergência foi em razão da forte chuva da madrugada da última sexta-feira (20).

 

Sonora: “Esses bairros são entrecortados por um canal que deságua no Rio Amazonas. Então esse canal recebe toda quantidade de chuvas. São bairros localizados em áreas baixas e a chuva que deu, na noite de quinta para sexta-feira causou esse alagamento nesses bairros”.

 

O coronel informou que o nível da água no bairro Hospitalidade já está mais baixo, mas que a situação ainda preocupa. Ele disse que pelo menos 23 famílias estão desabrigadas no município.

 

Sonora: “Foi montado um abrigo; nesse abrigo tem 10 famílias que estão lá desabrigadas, são cerca de 49 pessoas e também tem cerca de 13 famílias desalojadas, em torno também de 50 pessoas”.

 

No dia 13 de março, a Defesa Civil emitiu alerta de cheia para todos os municípios do estado. Segundo o coronel Janari, o alerta considerou as alterações causadas pelo fenômeno natural conhecido como Equinócio da Primavera, que exerce influência na quantidade de chuvas, no nível da maré e dos rios.

 

Sonora: “O efeito da maré alta foi sentido praticamente em todos os municípios, de Oiapoque ao Jari. Mas a coincidência de maré alta e chuva; o impacto maior foi no município de Macapá e Santana. As prefeituras estão intensificando a limpeza dos canais pra que essa água da chuva possa escoar com mais facilidade”.

 

O município de Santana fica a apenas 20 quilômetros da capital do estado, Macapá. O alerta da Defesa Civil vai até a próxima quinta-feira (26).

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo