Mudança de rota de aviões pode afetar Parque do Cantareira

Publicado em 19/03/2015 - 16:22 Por Cátia Rodrigues - São Paulo

O Parque Estadual da Cantareira está no centro de uma investigação do Ministério Público Federal em São Paulo. Trata-se de uma grande área remanescente da Mata Atlântica. Além de diversas espécies de plantas e animais, abriga inúmeras nascentes e cursos d´água.

 

Depois de denúncia feita por moradores da região Norte da capital paulista, onde o Parque está localizado, o procurador Adílson Amaral abriu inquérito civil para apurar possíveis danos ambientais ao Cantareira, em virtude de mudança de rotas dos aviões com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos ou origem nele. Com isso, os aviões passaram a sobrevoar a unidade de conservação.

 

Sonora
 

Segundo o procurador, não há informações de que tenha sido feito um estudo prévio de impacto ambiental ao Parque antes da mudança na rota das aeronaves.
 

Sonora
 

O Ministério Público Federal já pediu esclarecimentos sobre o caso à Fundação Florestal, responsável pela gestão do Parque, e ao Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo, responsável pelo tráfego aéreo dos terminais do Aeroporto. Os órgãos públicos têm até o fim deste mês para apresentar esclarecimentos.
 

O procurador Adílson Amaral explicou as providências que poderão ser tomadas em virtude das respostas dos órgãos públicos.
 

Sonora
 

Em nota, a Aeronáutica confirma que, com a reestruturação do tráfego aéreo em dezembro de 2013, todos os voos que pousam na pista 9 do Aeroporto Internacional de Guarulhos passaram a sobrevoar a região da Cantareira. Mas enfatiza que, em contrapartida, decolagens deixaram de afetar a área. De acordo com a Aeronáutica, a decolagem é a fase do voo de maior consumo de combustível e, portanto, de maior emissão de poluentes.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo