Acre registra mais de 1.700 casos de leptospirose

02:03 Geral, Notícias 17/04/2015 - 20h33 Brasília Embed

Maíra Heinen

Após enchente histórica, o Acre registrou nos últimos três meses, mais de mil e 700 casos suspeitos de leptospirose. Apesar de haver mais notificações que em 2014, até o momento há menos casos confirmados que no ano passado.

 

Ocorrências da doença nesta época do ano já são esperadas, como informa o representante do departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Acre, Tarcísio Teixeira. Ele ressalta que não há epidemia.

 

Sonora;"Não é considerado um surto, nem uma epidemia não. Nessa época o aumento do número de casos é esperado. É uma situação de uma doença sazonal que sempre ocorre durante todo o ano, como em qualquer lugar do Brasil, mas com um aumento da incidência no período após a enchente".

 

Teixeira explica que, em relação ao ano passado, houve um aumento das notificações em 47% e ainda não é possível afirmar se houve aumento de casos confirmados. Ele explica que só será possível fazer este diagnóstico daqui a três semanas.

 

Sonora; " Muitos casos ainda não foram confirmados (....) nós tivermos 422 casos confirmados.

 

De acordo com Tarcísio Teixeira, a contaminação acontece quando há o contato do ser humano com a urina de roedores e a melhor forma de prevenir a doença é mantendo a casa limpa, controlando a população de ratos.

 

Os sintomas são parecidos com os de outras doenças: febre alta, dores de cabeça, dores musculares e cansaço. Por se tratar de uma enfermidade causada por bactéria, o tratamento deve ser feito com antibiótico a partir do momento em que haja suspeita da leptospirose.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique