Bancos de leite humano no Rio precisam de doação

Publicado em 20/04/2015 - 16:57 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Os bancos de leite materno do estado do Rio operam, neste momento, com 50 por cento da real necessidade. A afirmação é do coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprígio.

 

De acordo com ele, seria preciso dobrar essa capacidade para que recém-nascidos internados sejam atendidos. O coordenador afirma que o maior problema é a falta de informação e ressalta que, mais que um alimento, o leite materno é um medicamento.

 

Ainda de acordo com o coordenador, o processo de doação é simples. Depois que recebem as orientações necessárias, as doadoras retiram o leite em casa e armazenam o líquido no freezer por até 15 dias.

 

A coleta é feita em domicílio. Em seguida o produto passa por um processo de pasteurização e aí sim é destinado às crianças da UTI.

 

A enfermeira Silvania Bezerra da Silva faz doações regulares no Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói, que precisa aumentar seu estoque.

 

Ela fala da importância e da satisfação de alimentar outros bebês, além do seu filho, Arthur, de quase cinco meses.

 

Interessadas devem entrar em contato com o banco de leite mais próximo. O estado possui 17 unidades, localizadas, em sua maioria, no grande Rio.

 

A lista pode ser acessada no site www.redeblh.fiocruz.br ou pelo telefone 08000 268877, onde serão repassadas todas as orientações para a coleta e doação do leite materno.

Últimas notícias
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo