Conheça a história de Sivuca, expoente da MPB

Publicado em 26/05/2015 - 07:30 Por Apresentação Dilson Santa Fé - Brasília

Há 85 anos, nasceu em Itabaiana, no interior paraibano, o instrumentista Severino Dias de Oliveira, o Sivuca. Ele aprendeu a tocar sanfona ainda criança, quando ganhou uma de presente dos pais aos 9 anos. Nessa época, começou a se apresentar profissionalmente no interior nordestino, tocando festas de casamento, batizado e até em circos.

 

Em 1945, com 15 anos, Sivuca foi a Recife se apresentar num programa de calouros na Rádio Guararapes. O talento chamou atenção e trabalhou em vários programas de rádio.

 

Autor dos clássicos Feira de Mangaio, Maria Fulô, e João e Maria, Sivuca lançou mais de 30 discos e se consagrou como um dos grandes do Quarteto Mágico do Acordeon, com Luiz Gonzaga Dominguinhos e Oswaldinho.

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo