Conheça os cuidados necessários no caso de parto domiciliar

04:00 Geral, Especiais 08/05/2015 - 17h41 Brasília Embed

Pollyane Marques

Para além dos 95% das mulheres brasileiras que decidiram ter o bebê em um hospital ou numa casa de parto, muitas optam por uma forma que vem ganhando espaço entre as mães: o parto domiciliar.

 

Nesta modalidade, as mulheres têm o filho em casa e geralmente são acompanhadas por um médico obstetra, um enfermeiro e por uma doula, que é uma profissional que dá apoio emocional e físico na hora do parto. Mas, para que isso ocorra são necessários cuidados especiais com a grávida, principalmente se traçando um plano alternativo caso haja necessidade de socorro hospitalar, segundo a presidente da Rede Pela Humanização do Parto e Nascimento, Daphne Rattner.

 

E foi pensando em todos os detalhes para o nascimento do bebê que a mamãe de primeira viagem, Carolina Valentim optou pelo parto em casa. Ela afirma que com informações e uma equipe confiável, se sentiu mais segura.

 

De acordo com o professor de Obstetrícia da Universidade de Brasília, Alberto Zaconeta, este tipo de parto não é para todas as mulheres. A doula e psicóloga Clarissa Khan também considera que a opção é para algumas mulhere e que deve ser antes de tudo uma escolha responsável.

 

Para Zaconeta, o parto domiciliar tem sido, cada dia mais, uma alternativa, mas é preciso sinceridade e confiança entre mulher e equipe. E foi isso que Carolina conta que encontrou ao dar a luz ao pequeno Miguel.

 

Carolina dá uma dica para as grávidas que ainda não fizeram uma opção por um tipo de parto: discutir o assunto com outras mulheres que também serão mamães. Em grupos de debate ou nas redes sociais elas podem trocar ideias, compartilhar sentimentos e medos e assim, se sentirem mais seguras sobre suas decisões.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique