Defensoria Pública questiona indenizações na Vila Autódromo

02:36 Geral, Notícias 17/05/2015 - 12h27 Rio de Janeiro Embed

Nanna Pôssa

Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou que já foram gastos 96 milhões de reais com indenizações para proprietários de casas na Vila Autódromo, favela da zona oeste que fica ao lado de onde será o Parque Olímpico.

 


A briga para a retirada dos moradores do terreno é antiga, mas virou prioridade quando a cidade foi selecionada para receber o megaevento esportivo mundial.

 


De acordo com a prefeitura, 590 imóveis foram desapropriados na comunidade, sendo que 336 famílias optaram por apartamento no Parque Carioca, condomínio construído pela prefeitura a 1km da Vila Autódromo. As outras 254 famílias já foram indenizadas. O total pago chega a 96 milhões de reais.

 


Defensoria Pública do Rio de Janeiro criticou a distribuição do dinheiro. De acordo com levantamento divulgado pelo jornal o globo, 33 imóveis foram avaliados em mais de um milhão de reais e receberam ao todo R$ 55 milhões de reais.

 


O coordenador do Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria, João Helvécio de Carvalho, defendeu que os terrenos deveriam ser avaliados por metro quadrado e diz que as avaliações milionárias não refletem o conjunto da comunidade.



A prefeitura afirma que 246 das desapropriações foi feita pedido dos próprios moradores . Mas nem todos os concordaram em sair. Maria da Penha Macena, diz que apesar da dificuldade espera que conseguir permanecer no local.



A prefeitura afirma que o processo de negociação com os moradores da Vila Autódromo foi transparente, com realização de diversas reuniões coletivas de esclarecimento e atendimento individual das famílias, e publicado em decretos municipais.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique