Estação do metrô no DF deve funcionar com energia solar

02:01 Pesquisa e Inovação, Notícias 28/05/2015 - 09h55 Brasília Embed

Katiana Rabêlo

A estação Guariroba do metrô em Ceilândia vai funcionar com energia solar. Placas de captação da luz do sol estão sendo instaladas, e o calor recebido vai ser transformado em eletricidade que será usada para iluminação e também na bilhetagem e nas plataformas de embarque e desembarque. A economia na conta de energia deve chegar a 20%, segundo estimativa do metrô.


As placas foram doadas por uma empresa chinesa, que também vai instalar o sistema com ajuda de engenheiros do metrô. Depois de ser testado, a ideia é que as outras estações também funcionem com energia solar, como explica o diretor-presidente da Companhia do Metropolitano, Marcelo Dourado.

 

Sonora: "É um processo 100% limpo e 100% sustentável. Se esse projeto modelo der certo e a previsão é da instalação em setembro, nós queremos, então, expandir esse projeto para as 23 estações restantes do metrô". 

 

O professor do Departamento de Energia Elétrica da Universidade de Brasília, Marco Antônio Coelho, aprova o uso de energia solar no sistema metroviário porque não polui o meio ambiente e independe das hidrelétricas. Mas o engenheiro diz que será necessário o uso de baterias para armazenar a energia solar.

 

Sonora: "O principal ponto fraco da energia solar é o fato de você ter produção de energia máxima justamento no horário que não é o horário de consumo máximo de energia elétrica. O ideal seria você combinar um banco de produção de energia solar com um banco de baterias, mas isso ainda não é um sistema de custo competitivo em relação aos sistemas convencionais de energia".

 

De acordo com informações da Companhia do Metropolitano, a estação da Guariroba será a quarta no mundo capaz de produzir toda a energia que consome. As outras estações com placas de energia solar ficam em Milão, na Itália, Nova Iorque, nos Estados Unidos e em Nova Deli, na Índia.
 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique