Indígenas suspendem protesto na BR-174 no Mato Grosso

Publicado em 29/05/2015 - 14:58 Por Michelle Moreira - Brasília

Índios da etnia Nhambiquara que faziam protesto desde segunda-feira na BR-174 em Comodoro, no Mato Grosso, começam a voltar para suas aldeias.

 

Os manifestantes cobravam pedágios que variavam de dez a cinquenta reais para que os motoristas pudessem seguir viagem. A decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira após reunião com representante da Funai.

 

Os indígenas querem autorização para trabalhar com agricultura mecanizada em suas terras; a manutenção de uma estrada que dá acesso à área indígena, energia elétrica; além da construção de uma PCH, pequena central hidrelétrica, em local próximo ao que ocupam. Desta forma eles receberiam a indenização da empresa responsável pela obra.

 

Todos esses temas foram tratados na reunião desta sexta-feira, junto com técnicos da Funai. De acordo com o cacique Jair Nhambiquara, o resultado do encontro foi positivo.

 

Sonora: Algumas partes a gente 'ficamos' satisfeito por motivo que a estrada já vai começar a trabalhar. Algumas 'roça' mecanizada já vai começar a trabalhar também daqui uns dias junto com a prefeitura, em parceria com o estado e com a Funai. O PCH também já está em reta final também. Já está encaminhado o estudo dos técnicos.

 

Os indígenas solicitaram uma reunião para daqui a quinze dias com o presidente da Funai, Flávio Chiarelli.

 

A reportagem tentou contato com o coordenador regional da Funai em Cuiabá, Benedito Garcia, que participou da reunião, mas não conseguiu retorno até o fechamento desta matéria.

 

Em nota, a Funai esclarece que não foi possível efetuar o encascalhamento da estrada por causa da forte chuva que atinge a região. Em relação à instalação de energia, a instituição alega que parte das aldeias já conta com o recurso e a execução depende de cronograma.

 

Outra exigência dos índios, a apresentação do Plano Básico Ambiental para a construção da Pequena Central Hidrelétrica Juína 117, a fundação afirma que aguarda documentos que devem ser enviados pela empresa responsável pela obra.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo