Mães e médicas defendem direito de amamentar em público

Publicado em 06/05/2015 - 04:00 Por Apresentação Viva Maria - Brasília

Como diz Sonia Hirsch no Livro“ Só para mulheres” , antes de mais nada: leite, só de mãe. Todo animal mamífero mama no peito até poder alimentar-se sozinho, mas é no peito de sua própria mãe. As histórias de Rômulo e Remo, amamentados por uma loba, e de Tarzan, criado por uma macaca, e de Mowgli, criado também por uma loba, são meras exceções que confirmam a regra: leite, só de mãe.

 

Leite é sangue que deixa de correr pelo umbigo e sai pelo bico do seio. E na boca a criança começa a aprender. Tem que puxar, tem que querer, às vezes chora de tão difícil que é no comecinho. Para a mãe às vezes também é difícil, encontrar a melhor posição às vezes leva uns dias, às vezes cansa. Mas mãe e filho sempre acabam se ajeitando. Da boca do neném o leite desce para o estômago, de lá para os intestinos, ativando no corpinho tudo aquilo que está pronto a funcionar. Devagar, devagarinho, deixando o tempo passar...

 

Botou pra arrotar? Arrotou? Golfou? É normal.

 

E se é assim tão simples, tão natural, porque a polêmica em torno do aleitamento público vem causando tanta a polêmica? No mês passado a discussão em torno do tema ganhou grandes espaços no rádio, TV e nas midias sociais .Chegou a rovocar até “ os mamaços “ ( como foram chamados os protestos) na frente das lojas e das empresas que ainda não possuem uma política de apoio à amamentação.

 

De qualquer forma , o debate global sobre os direitos das mães e bebês x “o bom comportamento público”, ao longo de décadas , acabou provocando no último dia 14 a sanção de uma lei que assegura o aleitamento materno em qualquer estabelecimento de São Paulo! Parabéns prefeito Fernando Haddad. A cidade de São Paulo deve se orgulhar da sanção dessa lei. No entanto, resta saber como vai se dar o cumprimento/fiscalização dessa lei na prática. E as vésperas do dia das mães só nos resta esperar que ninguém criminalize o ato de amamentar. Até porque esse é um dos maiores gestos de amor entre mãe e filho ! E quem, com certeza, concorda comigo é a nossa amiga do peito, dra Livia Martins, médica ginecologista. Vamos ouví-la!

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo