Nível do Rio Negro ultrapassa cota de emergência em Manaus

Publicado em 20/05/2015 - 12:05 Por Graziele Bezerra - Brasília

O Rio Negro em Manaus ultrapassou a cota de emergência na manhã desta quarta-feira (20), chegando aos 29 metros e um centímetro.

 

A água transbordou na orla da capital e começa a tomar conta de alguns bairros da zona urbana. No Mauazinho, na Zona Leste, 120 famílias sofrem os primeiros impactos da subida das águas.

 

O presidente da associação de moradores do bairro, Alberto Tavares, diz que, por enquanto, a circulação na região não está prejudicada. Mas se a enchente for tão intensa quanto a de 2012, muitas famílias terão que ser retiradas do local

 

Sonora: "Nosso bairro está numa situação precária. Nós vamos ter que manter contato com a Defesa Civil para retirar essas famílias e botar no aluguel social até as águas baixarem e eles voltarem para casa deles. Em 2012 foi assim. Não saiu todo mundo. Mas algumas famílias foram para o aluguel social, pago pela prefeitura, durante três meses, enquanto a água baixa para o pessoal retornar".

 

A situação mais preocupante é na zona rural de Manaus, onde 12 comunidades estão completamente tomadas pela água, segundo a Defesa Civil. De acordo com informações da prefeitura, mais de mil famílias devem ser afetadas pela enchente na região.

 

Moradores de algumas localidades começaram a transferir seus pertences para áreas mais altas. E produtores rurais contabilizam os prejuízos nas plantações de mandioca, maracujá e jerimum, já submersas.

 

Técnicos da Defesa Civil realizam uma inspeção na zona rural para acompanhamento e levantamento da situação socioeconômica das famílias. Os dados serão repassados à prefeitura e depois ao Ministério da Integração Nacional para a decretação e reconhecimento da situação de emergência.

Últimas notícias
Geral

Pastor é indiciado pelo crime de intolerância religiosa

O pastor evangélico Felippe Valadão, da Igreja Lagoinha, em Niterói, região metropolitana do Rio, foi indiciado pelo crime de intolerância religiosa. Ele começou a ser investigado depois de fazer discurso, em um evento oficial da Prefeitura de Itaboraí, em maio de 2022, que também foi transmitido pelas redes sociais.

Baixar arquivo
Internacional

Colômbia e Brasil buscam paz no pós-eleições da Venezuela

A Colômbia apresentou uma proposta para garantir a vida de quem perder as eleições na Venezuela, marcadas para julho deste ano. 

A ideia foi divulgada, nessa quarta-feira, pelo presidente Gustavo Petro, após encontro bilateral com o presidente Lula, em Bogotá.

Baixar arquivo
Saúde

Para não perder doses, Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue

Com isso, pessoas de quatro a 59 anos podem se vacinar contra a doença. A prioridade continua sendo entre 10 e 14 anos, faixa etária com maior número de internações.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo do Instituto Federal Goiano analisa poluição em praias

Um estudo liderado pelo Instituto Federal Goiano vai fazer um amplo diagnóstico sobre a poluição por microplásticos nas praias brasileiras.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição reúne mais de 150 obras de Lygia Clark na Pinacoteca de SP

A mostra "Lygia Clark: Projeto para um planeta" reúne mais de 150 obras que atravessam as diferentes fases da carreira da artista mineira.

Baixar arquivo
Geral

Ministério Público pede suspensão de tirolesa no Pão de Açúcar

A instalação da tirolesa no complexo turístico do Pão de Açúcar e da Urca, cartão postal no Rio de Janeiro, enfrenta mais uma batalha judicial.

Baixar arquivo