Projeto prevê criação de documento único de identificação

Publicado em 29/05/2015 - 16:01 Por Sayonara Moreno - Brasília

O Registro Civil Nacional está previsto no projeto de lei enviado ao Congresso pela Presidenta Dilma Rousseff, junto com o Presidente do TSE, Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Dias Toffoli.


Segundo o TSE, se aprovado, o RCN (Registro Civil Nacional) vai identificar o cidadão brasileiro a partir de um conjunto de informações que vão desde o nascimento até a morte, passando por possíveis mudanças de estado civil.

 

A identificação é feita por meio de impressões digitais e faciais, que constam em uma base de dados. O RCN vai integrar os principais registros dos brasileiros, como CPF, RG e Título de Eleitor, em um único documento com chip.

 


Apesar do receio de alguns, a ideia foi bem recebida nas ruas.


 


A implantação do RCN concentra as informações de vários cadastros em um documento único, o que significa reduzir a burocracia e facilitar a recuperação do documento em pontos de atendimento localizados em todo o território nacional. É o que explica o Ministro do TSE, Dias Toffoli.


 


De acordo com o TSE, A Justiça Eleitoral tem condições de implantar o RCN, porque teve experiência com o recadastramento biométrico do eleitor, nas últimas eleições, no ano passado.

 

O órgão administra o cadastro de 142 milhões de eleitores brasileiros, o maior cadastro de toda a América Latina.

 

Como a Justiça Eleitoral abrange mais de três mil  cartórios eleitorais em todo o país e está presente em quase quatro mil pontos de atendimento, os servidores da Justiça Eleitoral podem assumir as atividades relativas ao projeto do RCN.


O projeto de lei que prevê a criação do Registo Civil Nacional precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado e segue para ser sancionado pela Presidência da República e, depois, entra em vigor.

Últimas notícias
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo