Rio de Janeiro possui apenas 30% da Mata Atlântica original

Publicado em 14/05/2015 - 16:20 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A Fundação SOS Mata Atlântica divulgou nesta quinta-feira (14) um atlas com informações atualizadas sobre a situação do bioma no estado do Rio de Janeiro. O levantamento, realizado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Impe), pela primeira vez mapeou áreas remanescentes a partir de um hectare.

 

Com isso, foi possível identificar, nas imagens obtidas por satélite, áreas onde a Mata Atlântica está em estágio inicial de recuperação e não somente regiões de mata nativa onde a vegetação é mais densa.

 

A fundação verificou que a degradação diminuiu no estado do Rio de Janeiro, que hoje possui 30% de seu bioma original. A diretora executiva da fundação, Márcia Hirota, explica que o ideal é evitar que os recursos atuais se percam, já que a recuperação de áreas degradadas requer muito investimento.

 

Na capital do estado, a Mata Atlântica também remanesce em quase 30% de sua área original. O município fluminense onde o bioma está mais preservado é Parati, com 76%. A fundação e o Impe também fizeram medições ao longo das bacias hidrográficas responsáveis pelo abastecimento do estado e verificaram que apenas 26% da vegetação no entorno do rio Paraíba do Sul está preservada.

 

Já na bacia do Guandu, que abastece a região metropolitana do Rio, mais de 60% da vegetação nativa ainda resiste. Em tempos de crise no abastecimento, Márcia explica a importância da preservação nesses locais.

 

A pesquisa analisou ainda a situação das unidades de preservação do Rio de Janeiro, que cobrem uma área de aproximadamente um milhão de hectares, que equivale a 40% da superfície total do estado. Destacam-se o Parque Nacional da Tijuca, com 98% de área preservada e o Parque Estadual de Desengano, onde esse índice também chega perto de 100%.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo