Acidente nas obras de Jirau mata dois operários

Publicado em 04/06/2015 - 09:19 Por Ariane Póvoa - Brasília

Nessa quarta-feira (3), dois operários morreram no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Jirau, em construção no Rio Madeira, em Rondônia, a cerca de 120 km de Porto Velho.
Os funcionários trabalhavam para a Enesa Engenharia.

 

Segundo o  Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sticcero), o acidente foi causado pelo rompimento de um cabo e os trabalhadores morreram eletrocutados.

 

O acidente ocorreu por volta das 10h da manhã, como conta o secretário-geral do Sticcero, Clébio Roberto de Castro.

 

Sonora: "No transporte de uma peça houve o rompimento de um cabo e esse cabo energizou essa peça causando a morte dos trabalhadores."


Uma perícia da Polícia Civil ainda vai apontar as causas do acidente. Segundo Clébio de Castro, representantes do sindicato estiveram no local das mortes para verificar questões de segurança dos trabalhadores. Um relatório deve ser concluído até sexta-feira.

 

Sonora: "Acho que até sexta-feira nós finalizamos o relatório e vamos repassar para a empresa para que tome providências, para aumentar ainda mais a segurança do trabalhador."

 

Por meio de nota, a Energia Sustentável do Brasil, concessionária responsável por Jirau, informou que exige o cumprimento da legislação de segurança do trabalho em todos os contratos e que mantém fiscalização permanente sobre essas atividades.

 

A nota diz ainda que a concessionária lamenta o fato e que as informações do ocorrido estão sob responsabilidade da Enesa Engenharia, que empregava as duas vítimas.

 

A reportagem procurou a Enesa, que não atendeu às nossas ligações até o fechamento desta edição.

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo