Manifestantes do MST e polícia entram em confronto no Distrito Federal

01:57 Geral, Notícias 11/06/2015 - 13h42 Brasília Embed

Colaboração Jafer Araújo

Um protesto do Movimento Sem-Terra acabou em confronto com a polícia na manhã desta quinta-feira (11). Os manifestantes fecharam a DF-003 perto do Balão do Torto.

 

O MST quer pressionar o governo para a liberação de três áreas públicas ocupadas por trabalhadores sem-terra. Atualmente os locais estão com processo na Justiça esperando a liberação para oficializar o assentamento.

 

O coordenador do MST-DF, Edimar Souza, conta que não houve negociações antes do confronto.

 

Sonora: "Quando chegou lá, o comandante da Tropa de Choque falou que estava recebendo ordem do superior dele. Deu 40 segundos para desocupar a BR."

 

A Polícia Militar alega que o Batalhão de Polícia Rodoviária chegou ao local antes do Batalhão de Choque e tentou negociar com os manifestantes. Como não houve acordo entre as partes, o BPchoque entrou em ação.

 

O capitão Michelo Bueno, assessor de imprensa da Polícia Militar, justifica a ação.

 

Sonora: "O que acontece é o seguinte: eles estavam obstruindo a via. Estava atrapalhando muita gente que estava vindo de Sobradinho, Planaltina. As pessoas não iam chegar no trabalho, pode acontecer também de ter alguém precisando de socorro. Então, a Polícia Militar, de acordo com a lei, de acordo com a doutrina, não pode deixar isso acontecer. Então, a gente sempre tenta usar o meio mais pacífico possível, que seria a conversa. No último caso, a gente usa a força. No último caso, como foi o de hoje"

 

O MST informou que dez manifestantes ficaram feridos, um deles por arma de fogo. A polícia nega a informação e diz que foram usados apenas munições não letais.

 

Segundo a PM, um policial foi ferido por chute na costela. Ele foi levado para o hospital com suspeita de fratura.

 

Ao todo três manifestantes foram presos por desacato e agressão. A confusão acabou por volta das seis horas da manhã, quando as pistas foram liberadas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique