Pesquisa constata média de cesáreas no Brasil acima do indicado

02:51 Geral, Notícias 11/06/2015 - 21h49 Brasília Embed

Gilberto Costa

Em quase todas as regiões do Brasil, o número de cesarianas é superior ao número de partos normais.

 

Nas regiões Sul e Centro-Oeste, de cada dez nascimentos sete são cesarianas. A proporção mais baixa é na Região Norte, 46%.

 

Apesar de menor, o percentual é trés vezes superior ao indicado pela Organização Mundial de Saúde, 15%. A OMS alerta que cesarianas acarretam diversos riscos cirúrgicos.

 

De acordo com o estudo do Ministério da Saúde, chamado “Como nascem os brasileiros”, a ser publicado em outubro, a proporção pode ser ainda maior conforme o estrato social da mãe.

 

De cada 100 mães com mais de 12 anos de estudo, formadas pelo menos no ensino médio, 85 tiveram filhos por cirurgia cesariana.

 

Para a demógrafa Ana Nogales, professora da UnB e consultora do Ministério da Saúde, modismo e conveniência aumentam a opção de mães e médicos pelas cesarianas.

 

Conforme a especialista, a maioria dos partos feitos no Brasil ocorrem em clínicas particulares conveniadas a planos de saúde.

 

No começo do ano, a Agência Nacional de Saúde Suplementar publicou normas para estímulo do parto normal e a consequente redução de cesarianas desnecessárias na rede particular. As novas regras reforçam o direito à informação pelas mães durante o pré-natal.

 

Conforme as normas, as consumidoras de planos de saúde poderão solicitar às operadoras os percentuais de cirurgias cesáreas e de partos normais por estabelecimento de saúde e por médico. As informações deverão estar disponíveis no prazo máximo de 15 dias, contados a partir da data de solicitação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique