Número de presos aumenta 74% e jovens negros são a maioria

Publicado em 03/06/2015 - 16:04 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

O número de presos no Brasil cresceu 74% entre 2005 e 2012, passando de 269 mil para mais de meio milhão de pessoas. A maior parte, 54%, é de jovens negros. É o que mostra o estudo do Mapa Encarceramento: Os Jovens do Brasil, divulgado pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pela Secretaria Nacional da Juventude.

 

Os dados mostram que a população carcerária no Brasil é a quarta maior do mundo. Só perde para Estados Unidos, China e Rússia. Um terço dos presos no Brasil está em São Paulo. Minas Gerais é o segundo estado com mais presos, mas lá o crescimento foi maior, sete vezes, ou 624%.

 

E o número de mulheres atrás das grades também aumentou. Entre 2005 e 2012, passou de 12 mil para 31 mil. Enquanto que o de homens foi de 283 mil para 483 mil.

 

A pesquisadora responsável pelo estudo, Jaqueline Sinhoreto, ressaltou, ainda, que os negros foram uma vez e meia mais presos que os brancos, o que, segundo ela, ocorre por causa de uma seletividade na abordagem policial.

 

A solução, para a pesquisadora não está no aumento das penas ou na redução da maioridade penal. Para ela, estados que aumentaram a rigidez nas ações policiais não registraram redução de crimes. A mesma opinião tem o secretário nacional de juventude, Gabriel Medina.

 

O estudo mostra, ainda, a superlotação nos presídios brasileiros. Alagoas é onde a situação é pior. São 3,7 presos por vaga. Enquanto que, o Espírito Santo apresentou o menor índice: 1,2 preso por vaga.

 

Outro dado da pesquisa mostra que 38% dos presos ainda não foram julgados. Entre os condenados, quase metade recebeu pena de até oito anos. Desses, 18% não deveriam nem estar presos, porque se encaixam no perfil de cumprimento de pena alternativa, segundo o Código de Processo Penal.

Últimas notícias
Economia

INSS do Rio vai abrir mais de mil vagas em mutirões de BCP

O benefício dá direito a um salário mínimo, para idosos e pessoas com deficiência, com  renda familiar de até um quarto do salário-mínimo per capita, calculada com base nas informações do Cadastro Único e dos sistemas do INSS. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Um bilhão de refeições são desperdiçadas todos os dias, aponta ONU

Segundo o coordenador da Ação da Cidadania, Kiko Afonso, as estimativas mostram que mais de 80% do desperdício de alimentos no Brasil vem da cadeia produtiva do alimento até o supermercado. Além disso, o que se desperdiça, daria para alimentar oito vezes a população brasileira durante um ano.

Baixar arquivo
Saúde

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue a partir de abril. 

São cidades dos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 

Baixar arquivo
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo