Decreto regulamenta pesca do pirarucu no Amazonas

Publicado em 23/07/2015 - 19:42 Por Maíra Heinen - Brasília

Um decreto assinado nesta quinta-feira, no Amazonas, definiu o Marco Regulatório do Manejo do Pirarucu no estado.

 

O documento busca preservar a espécie, disciplinando a contagem dos peixes e as autorizações da pesca realizada em áreas protegidas.

 

Entre as regras do manejo estão a proibição da pesca de filhotes e o limite de coleta de apenas 30% do total de peixes por unidades de manejo.

 

O governador José Melo ressaltou as vantagens da nova norma que atinge mais de 3 mil pescadores. Ele também antecipou que outras espécies vão ter regulamentação.

 

Sonora: " Esse ordenamento vai permitir que em determinada época do ano possa pescar o pirarucu do tamanho correto, da forma correta, e permitir que de forma sustentável todo ano, ele possa ter esse tipo de atividade econômica para si e para sua família. E de outro lado isso é um marco para que a gente parta para outros peixes. O próximo peixe que vai ser objeto de manejo é o aruanã."

 

Segundo o governador, a intenção é que futuramente Manaus tenha uma indústria para o aproveitamento total do pirarucu, inclusive ossos e escamas.

 

O manejo do pescado já é realizado em 21 municípios, mas a intenção é ampliar o modelo para mais três cidades ainda este ano. O secretário executivo de pesca e aquicultura do estado, Geraldo Bernardino, destacou a importância da organização dos pescadores.

 

Sonora:" A gente sabe que o manejo ele vem crescendo. A gestão participativa é importante porque o pescador passa a ser o protagonista não só da pesca, mas também da comercialização... você diminui a relação com o atravessador, fica mais próximo do consumidor, e termina aquela coisa do pescador, na hora de comprar o diesel ele pergunta quanto custa e na hora de vender o pirarucu ele pergunta quanto tu me paga. Aí não!"

 

O decreto está amparado nas legislações estadual e federal e é resultado de debates com entidades, representantes do segmento e pescadores, realizados nos últimos dois anos.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo