Governo do DF regulariza terrenos de igrejas históricas

Publicado em 01/07/2015 - 17:59 Por Katiana Rabêlo - Brasília

Quatro igrejas históricas receberam escrituras públicas nesta quarta-feira. Agora estão regularizadas a igrejinha da 108 sul, a capelania militar São Miguel Arcanjo e as paróquias Nossa Senhora da Guadalupe e Nossa Senhora da Esperança.

 

Os terrenos dessas igrejas foram doações no início de Brasília, como explica o Vigário Episcopal, padre Eduardo Peters.

 

Também foram abertos processos de regularização de outros 18 templos de diversas matrizes religiosas e de entidades de assistência social.

 

Os representantes desses templos assinaram o termo de opção de compra ou concessão de uso dos terrenos. Em até 30 dias, as escrituras devem ficar prontas.


Alexandre de Oxalá, da Rede Afro, acredita que essa regularização é um dos passos para combater a discriminação contra religiões afro-brasileiras.

 

Para o presidente da Federação Espírita no DF, Paulo Maia, com as escrituras em mãos, vai ser mais fácil manter e até mesmo ampliar as obras de caridade promovidas pelos centros espíritas.

 

Mil e duzentas entidades religiosas e de assistência social estão em situação irregular. A maioria delas é de igrejas evangélicas.

 

O pastor Josimar da Silva, do Conselho de Pastores do Distrito Federal, acredita que a união entre os líderes religiosos está contribuindo para agilizar a regularização dos templos.

 

Uma lei complementar de 2009 instituiu a política de regularização de áreas ocupadas por templos de qualquer culto e de entidades sociais, desde que o imóvel tenha sido instalado até 31 de dezembro de 2006.

 


 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo