Prefeitura de SP tem que explicar à Justiça redução de velocidade em marginais

01:15 Geral, Notícias 24/07/2015 - 12h42 Brasília Embed

Magda Calipo

A Prefeitura de São Paulo tem até domingo (26) para explicar à Justiça as reduções de velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê desde o último dia 20. A decisão é da 11ª Vara de Fazenda Pública, em resposta ao pedido de liminar feito pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo.


Nas pistas expressas das marginais, a velocidade máxima caiu de 90 km/h para 70 km/h. Nas pistas locais, a redução passou de 70 km/h para 50 km/h.

 

Na ação, a OAB traz vários argumentos contrários à medida, que poderia gerar “caos” no trânsito a partir de agosto, com o retorno das atividades escolares.

 

Para a OAB, o trânsito lento vai aumentar a quantidade de ambulantes ilegais, que já atuavam mesmo antes da redução de velocidade, elevando os riscos de atropelamentos. Os motoristas também ficarão mais vulneráveis a assaltos e arrastões.

 

Mas a Companhia de Engenharia de Tráfego informou, em nota, que é prerrogativa municipal a regulamentação das velocidades nas vias sob sua jurisdição. 

 

A companhia informou ainda que, após vários estudos, tomou a decisão na tentativa de reduzir o número de acidentes nas vias.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique