Saiba mais sobre o novo tratamento para hepatite C

11:42 Geral, Entrevistas 08/07/2015 - 17h30 Brasília Embed

Apresentação Valter Lima

A nova terapia tem taxa de cura de 90% e duração de apenas 12 semanas, contra 48 semanas do tratamento anterior

 

Os pacientes brasileiros com hepatite C passarão a contar, ainda este ano, com um dos tratamentos mais inovadores disponíveis no mundo.

 

A decisão, unânime, de recomendar que esses medicamentos passem a ser utilizados no Sistema Único de Saúde (SUS) foi tomada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no SUS. A partir dessa recomendação, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (SCTIE/MS) avaliará o processo e apresentará a posição final do Ministério.

 

O novo tratamento, composto pelos medicamentos daclatasvir, sofosbuvir e simeprevir, tem uma taxa de cura de 90%, significativamente maior que todos os tratamentos utilizados até o momento e duração de 12 semanas, contra as 48 semanas de duração da terapia anterior. Outra vantagem é que todo o tratamento é oral, dando mais qualidade de vida e conforto ao paciente.

 

Nesta entrevista, o coordenador de Hepatites Virais do Departamento de DST--Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Marcelo Naveira, explica que a Hepatite C é uma doença que ataca o fígado, sendo uma inflamação; por isso mesmo utiliza-se o sufixo “ite”. É uma doença causada por um vírus e pode ser transmitida pela via parenteral, via sexual e de mãe para filha via vertical. É uma doença silenciosa, não dá sintomas. Quando a pessoa percebe já está em estágio avançado.

 

Com informações do site cas Rádios EBC

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique