Desmatamento na Amazônia aumenta 53%, alerta Imazon

Publicado em 30/08/2015 - 15:21 Por Liliane Farias - Brasília (DF)

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), publicou o boletim do desmatamento da Amazônia Legal ocorrido em julho deste ano.

 

O sistema de alerta detectou 542 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal, com uma cobertura de nuvens de 13% do território.

 

Os dados representam um aumento de 53% em relação a julho de 2014, quando 355 quilômetros quadrados foram desmatados e a cobertura de nuvens foi de 10%.

 

O desmatamento acumulado no período que vai de agosto de 2014 a julho deste ano, totalizou 3 mil 322 quilômetros quadrados.

 

Nesse mês de julho, a maioria dos desmatamentos ocorreu no Amazonas, seguido por Rondônia, Mato Grosso, Pará, Acre e Roraima.

 

O diretor de proteção ambiental do Ibama, Luciano Evaristo, declarou que o órgão não concorda com o levantamento do Imazon e ressaltou as ações de combate ao desmatamento no Pará.

 

Sonora: “As ações que o Ibama está desenvolvendo na BR-163, com desarticulação das quadrilhas de grileiros; o trabalho com a desarticulação das quadrilhas de crédito fictício, que nós estamos fazendo e está sendo amplamente divulgado pela mídia, estão realmente colocando um bom freio principalmente nos grandes desmatadores e nos grandes grileiros”.

 

De acordo com o diretor, a tecnologia usada pelo Imazon é de qualidade inferior a usada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo