História Hoje: "Planeta azul" foi descoberto há 169 anos

Publicado em 23/09/2015 - 07:30 Por Apresentação Carmen Lúcia - Brasília (DF)

O planeta Netuno, último do Sistema Solar, foi descoberto há 169 anos, no dia 23 de setembro de 1846.

 

O sistema solar é formado por oito planetas, obedecendo à seguinte ordem a partir do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão perdeu status de planeta e é considerado um planeta-anão, desde 2006.

 

Netuno é um gigante, sendo o quarto maior planeta em tamanho. Possui uma órbita extensa, o que faz seu movimento de translação (em torno do Sol) ser o mais lento. Um ano em Netuno equivale a 164 anos na Terra. Já o movimento de rotação (deslocamento em torno do próprio eixo) é realizado em 16 horas terrestres.

 

Em uma viagem da sonda espacial Voyager 2, em 1989, foi constatada a existência de 14 satélites naturais e um sistema de anéis na órbita de Netuno.

 

A atmosfera do planeta é composta por hidrogênio, hélio, e possivelmente, nitrogênio. O planeta contém uma porcentagem elevada de gelo, formado a partir de água, amônia e metano.

 

Também é chamado de planeta azul, devido ao gás metano concentrado que lhe dá uma coloração azulada.

 

Mas o nome Netuno foi inspirado na mitologia Romana, que significa Deus do Mar.

 

Considerado o planeta mais distante do Sol, encontra-se a 4,5 bilhões de quilômetros do astro-rei, tem clima muito frio, inclusive com formação de diversas camadas de nuvens e tempestades visíveis. A temperatura local deve marcar menos 200 graus Celsius. Além das baixas temperaturas, os ventos podem atingir até 2 mil quilômetros por hora.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado desegunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo