História Hoje: Saiba mais sobre o grande terremoto japonês

Publicado em 01/09/2015 - 07:30 Por Apresentação Carmen Lúcia - Brasília (DF)

No dia 1º de setembro de 1923 um terremoto atingiu o Japão na região de Kanto. Tóquio e as cidades vizinhas, Chiba, Kanagawa e Shizuoka, foram devastadas.

 

A tragédia foi chamada de o grande terremoto. O tremor teve uma magnitude de 7.9 na escala Richter, durou entre 4 e 10 minutos e foram contados 57 tremores secundários.

 

Cerca de 143 mil pessoas morreram em decorrência do desastre natural incluindo os mortos pelo grande incêndio, o desabamento de casas, os deslizamentos de terra e ainda o tsunami, que veio em seguida.

 

Como o terremoto ocorreu às 11h58, muitas pessoas estavam preparando o almoço em fogões de carvão ou lenha. Durante o tremor, esses fogões tombaram e causaram incêndios. Os ventos eram fortes e isso fez com que as chamas se espalhassem rapidamente e se transformassem em redemoinhos de fogo em muitas cidades.

 

Prédios queimaram, formou-se um furacão de chamas a 150 quilômetros por hora que varreu Tóquio. Muitas pessoas morreram também quando os pés ficaram presos no derretimento do asfalto, no entanto, a maior perda ocorreu quando cerca de 38 mil pessoas lotavam um espaço aberto no centro da cidade e foram atingidas pelo turbilhão de fogo. Atualmente nesse local está o Memorial Museu, em memória às pessoas que morreram na tragédia.

 

As cidades foram reduzidas a escombros e cinzas. Algumas pessoas embarcaram em navios no porto de Yokohama em busca de refúgio, mas o petróleo estava vazando e o fogo se espalhou e atingiu a frota que não chegou a mar aberto. O incêndio durou três dias.

 

Depois do tremor, um tsunami também atingiu a costa. Foram registradas ondas de 10 a 12 metros de altura.

 

O prefeito de Tóquio à época, Goto Shinpei, percebeu que o Japão precisava não só de uma maneira de lidar com a crise a curto prazo, mas de um plano para fazer a reconstrução das cidades, capaz de resistir a tremores futuros. Então ele organizou um plano de reconstrução que incluiu as estradas, os trens e os serviços públicos.

 

Parques também foram construídos em toda cidade de Tóquio como pontos de refúgio e os edifícios públicos foram erguidos com rigorosos padrões de resistência sísmica. Hoje, é creditado a Goto Shinpei o projeto moderno da metrópole e a preparação do Japão para tremores de terra.

 

O terremoto foi uma catástrofe, mas também a oportunidade de reconstrução. Depois do desastre natural, Tóquio começou a emergir como uma das grandes cidades do mundo.

 

História Hoje : Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo