História Hoje: Lua recebeu primeira nave não tripulada da Terra há 56 anos

02:45 Geral, Programetes 14/09/2015 - 07h30 Brasília (DF) Embed

Apresentação Carmen Lúcia

A primeira nave da terra a pousar na Lua foi uma sonda robótica soviética, há 56 anos. O veículo espacial Luna 2 se chocou contra a superfície da Lua em 14 de setembro de 1959.

 

O programa espacial soviético saiu na frente e lançou uma série de missões não-tripuladas à Lua entre 1959 e 1976. Algumas foram bem-sucedidas e representaram conquistas importantes. Foram realizadas muitas experiências que possibilitaram o estudo da composição química, da gravidade, da temperatura e da radiação da Lua.

 

A primeira missão, a Luna 1, chegou perto da Lua sem conseguir um pouso suave. No entanto, forneceu evidências do fenômeno do vento solar o que possibilitou o sucesso da missão Luna 2.

 

A nave espacial Luna 2 tinha forma esférica com antenas projetando-se no corpo. Não havia nenhum sistema de propulsão próprio. Após ser lançada e ter alcançado a velocidade de escape, se separou do veículo lançador, que viajou junto com ela para a Lua.

 

Numa etapa seguinte, a espaçonave liberou uma nuvem alaranjada brilhante do gás sódio, que ajudou a realizar uma experiência do comportamento do gás no espaço. Após mais de 33 horas de voo, os sinais de rádio da Luna 2 cessaram, indicando que havia impactado a Lua.

 

Cerca de 30 minutos após o impacto, o terceiro estágio do veículo lançador impactou também o satélite. A missão confirmou que a Lua não possuía nenhum campo magnético mensurável e não encontrou nenhuma evidência de anéis de radiação. Sucesso na missão.

 

Os Estados Unidos enviaram mensagem de congratulações pelo feito, mas advertiram que o envio da bandeira russa para a Lua não dava aos soviéticos direitos territoriais sobre o satélite.

 

A vantagem dos soviéticos na corrida espacial fez com que os Estados Unidos acelerassem o próprio programa. Em 1960, o candidato presidencial John Kennedy usou isso na campanha rumo à presidência e, depois de eleito, aumentou os gastos no setor, afirmando que no final da década o país enviaria um humano para a Lua.

 

Nesse meio tempo, em 1961, os soviéticos voltaram a impressionar com Yuri Gagarin sendo a primeira pessoa a ir ao espaço. Porém, mais tarde veio a resposta. Em 1969, o astronauta norte-americano Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na Lua.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique