MP entra com ação contra sete ex-gestores da saúde do DF

Publicado em 11/09/2015 - 17:04 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

Sete ex-gestores públicos da área de saúde do DF são acusados de irregularidades na administração dos leitos de UTI, Unidade de Terapia Intensiva, entre os anos de 2011 e 2014.

 

A ação de improbidade administrativa foi solicitada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

 


Uma auditoria do Tribunal de Contas do DF constatou que a omissão dos acusados aumentou o risco de morte de pacientes, prolongou tratamentos de forma desnecessária e agravou quadros clínicos.

 


Ainda segundo o Tribunal, a negligência dos gestores gerou desperdício de recursos públicos. Dados da Secretaria de Saúde apontam que, só em 2013,  R$ 13 milhões foram gastos de maneira indevida.

 


De acordo com a ação, durante o período investigado, apenas parte dos leitos de UTI foi regulada. O órgão alega que a maioria ficou bloqueada, e que os diretores de hospitais e chefes das unidades não deram nenhuma satisfação à sociedade, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e ao Judiciário.

 


Se forem considerados culpados, os sete ex-gestores podem perder a função pública, ter os direitos políticos suspensos por um período de três a cinco anos, pagar multa e ressarcir os danos causados aos cofres públicos em um valor de  R$ 13 milhões.

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo