Saiba como doar órgãos em vida e após a morte

Publicado em 25/09/2015 - 09:16 Por Jéssica Gonçalves (sonorização: Messias Melo) - Brasília

Para ser um doador de órgãos após a morte, não é preciso deixar nada por escrito,  mas é fundamental que a família conheça esse desejo, porque só ela pode autorizar.

 

De acordo com a coordenadora de transplantes da Fundação Pró-Rim, Luciene de Bone, um único doador pode salvar várias vidas.

 

Graças à solidariedade da família de um homem que teve morte cerebral depois de um acidente de trânsito, no ano passado, Benjamin Melo teve a chance de receber um novo coração. Ele teve três infartos, que destruíram o órgão.

 

No Brasil, o diagnóstico de morte cerebral é definido em resolução do Conselho Federal de Medicina. Um termo deve ser registrado em prontuário, com detalhes dos exames neurológicos que comprovem que o órgão parou de funcionar.

 

Já o doador vivo é aquele que pode dar a outra pessoa um órgão ou tecido sem comprometer a própria saúde. De acordo com a lei, podem ser doadores parentes até quarto grau e cônjuges. Os que não forem parentes só podem fazer o procedimento com autorização judicial.

 

Segundo a médica nefrologista e membro da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), Tainá de Sandes, o número de doadores vivos têm diminuído nos últimos anos.

 

O doador vivo pode fornecer um dos rins, medula óssea, parte do fígado, e, em alguns casos, parte do pulmão e do pâncreas.

 

Para aqueles que estão na fila de espera, Benjamim Melo, aquele que recebeu um novo coração, deixa uma mensagem: não desistam nunca!

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo