Câmara discute alterações no Estatuto do Desarmamento

Publicado em 26/10/2015 - 10:23 Por Victor Ribeiro - Brasília (DF)

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que discute mudanças no Estatuto do Desarmamento retoma nesta terça-feira (27) a votação do relatório final. Entre as propostas estão reduzir de 25 para 21 anos a idade mínima para a compra de armas; estender o porte de armas para deputados e senadores; e facilitar a importação de munições.

 

O deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG) usou a experiência como policial militar para ir a plenário pedir a manutenção do atual estatuto. O parlamentar enumerou as alterações e afirmou que elas podem aumentar a violência.

 

Sonora: "A redução da idade mínima da compra de armas de 25 para 21 anos; a compra de armas até mesmo  quem foi condenado ou responde processo por crime culposo; a proibição da prisão em flagrante por porte ilegal ou disparo de arma de fogo quando essa possui registro, caso haja evidência de que foi utilizada em situação de legítima defesa. Resta claro que é preciso refletir melhor a questão da revogação da atual legislação para colocar em seu lugar norma de eficácia duvidosa que pode acelerar a escalada de violência no país."

 

O relator do projeto, deputado Laudivio Carvalho (PMDB-MG), afirmou que ampliar a circulação de armas é um desejo da população. Laudivio reagiu às críticas.

 

Sonora: "Nós sofremos várias críticas em relação ao nosso relatório e eu posso dizer que procuramos apresentar o melhor. Disseram aqui que o nosso relatório era péssimo. Sim, é um relatório péssimo para o bandido, mas é um relatório muito bom para o cidadão de bem."

 

A prestadora de serviços gerais Elisane Gomes mora em Santa Maria, no Distrito Federal. Ela fez um protesto silencioso durante a última reunião da comissão. Elisane segurava um cartaz com a foto do filho, que tinha cinco anos de idade quando saiu para comprar doces e foi morto por um disparo acidental de arma de fogo, em 2009.

 

Ela espera que os deputados mantenham o Estatuto do Desarmamento do jeito que está.

 

Sonora: "Eu sou a favor do desarmamento, porque (as alterações) vão gerar mais mortes. Porque um pais de família, se se sentir em perigo, ele pode estar defendendo a família dele e ao mesmo tempo estar matando uma terceira, quarta, quinta pessoa. Aí, aquela mãe que perdeu seu filho, ela não vai ter pra onde correr, porque a pessoas não vai ser punida. Porque a esperança que a gente fica quando o fillho da gente vai embora é a da justiça."

 

Se for aprovada, a alteração no Estatuto do Desarmamento ainda precisa ser votada no Plenário da Câmara.

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo