Conselho cobra punição para | policiais envolvidos em crimes

Publicado em 09/10/2015 - 16:50 Por Sayonara Moreno - Brasília (DF)

O pedido do fim dos autos de resistência volta a ser prioridade na pauta do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), que pede que seja prioridade, também, do Estado brasileiro. A presidente em exercício do órgão, Ivana Farina Pena, disse que o aumento de mortes causadas por policiais, no Brasil, motivou a decisão.

 

Um estudo do Fórum Nacional de Segurança Pública, divulgado na quinta-feira (9), aponta a ação policial como a segunda maior causa de mortes violentas no país, em 2014, uma média de oito pessoas mortas, por dia, pela polícia, somando mais de 3 mil vítimas. Um aumento de 37% em relação a 2013.

 

A Presidente do CNDH, Ivana Farina Pena, diz que todos os agentes que cometem crime contra a pessoa, devem sofrer sanções.

 

Segundo resolução de 2012, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, os autos de resistência devem ser abolidos. O documento recomenda, entre outras atitudes, que as autoridades policiais deixem de usar em registros policiais, boletins de ocorrência, inquéritos policiais e notícias-crimes, termos como “autos de resistência” ou “resistência seguida de morte” e passem a usar a expressão “lesão corporal decorrente de intervenção policial” ou “homicídio decorrente de intervenção policial”, a depender do caso.

 

Ivana Farina Pena ressalta que a sociedade tem visto, com maior frequência, na mídia, os casos de violência policial, mas deve saber que um órgão atua cobrando, do Estado brasileiro, ações contra isso.

 

O Conselho Nacional de Direitos Humanos é composto por 22 conselheiros: 11 representantes do poder público e 11 da sociedade civil, como Ordem dos Advogados, e Ministério Público dos estados e da União.

 

O Ministério da Justiça foi procurado pela nossa reportagem, mas até o fechamento desta matéria não comentou o assunto.

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo