Viva Maria: Chamado da Floresta mostra importância dos povos extrativistas

06:56 Geral, Programetes 16/10/2015 - 08h12 Brasília (DF) Embed

Apresentação Mara Régia

Viva Maria hoje atende ao “ III Chamado da Floresta” que o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), preparou para comemorar seus 30 anos de criação! O ponto alto da celebração vai acontecer no fim desse mês na Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns em Santarém, Pará.

 

Mas coube à Universidade de Brasília dar início às festividades com uma homenagem que ontem (15) reuniu na Praça Chico Mendes as pessoas que têm na memória o I Encontro Nacional de Seringueiros da Amazônia, que teve Chico Mendes como um de seus protagonistas no Campus da UnB, justo no local onde hoje se localiza a Praça Chico Mendes.

 

E a professora Maria Auxiliadora Cesar, mais conhecida como Dôra, pesquisadora do Núcleo de Estudos Cubanos na UnB, testemunha ocular dessa história, falar com muita emoção desse momento único na vida acadêmica onde os professores , tijolo por tijolo , deram inicio à construção da praça onde foi inaugurado o busto de Chico Mendes.

Num esforço de reconstrução da memória do CNS, Viva Maria passa a palavra a sua vice presidente, Edel Moraes, uma jovem liderança que, do alto de seus 36 anos, se sente saudosa de um tempo que não viveu.

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique