Brasil registra 1.248 casos suspeitos de microcefalia

Publicado em 30/11/2015 - 12:54 Por Danyele Soares - Brasília

Cresceu o número de casos suspeitos de microcefalia no país. De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, foram registrados 1.248 casos suspeitos da doença. Os dados foram notificados até a última sexta-feira (27). No boletim anterior, eram cerca de 730 notificações.

 

Entre os casos, foram registradas 7 mortes, sendo que em uma os pesquisadores encontraram resultado positivo para zika vírus. As outras seis mortes estão em investigação. A doença é uma malformação em que os bebês nascem com o crânio menor que o normal, o que gera problemas neurológicos e motores.

 

No sábado (28), o Ministério da Saúde confirmou a relação do zika vírus com a microcefalia. Por isso, segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Antônio Nardi, o país tem que se unir para combater o mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus.

 

E o diretor de vigilância de doenças transmissíveis do ministério, Cláudio Maierovitch, faz um apelo aos brasileiros para que verifiquem suas residências e eliminem possíveis criadouros do Aedes aegypti. 

 

Os mais de 1.200 casos suspeitos foram registrados em cerca de 300 cidades de 14 unidades da federação. Pernambuco é o estado com o maior número de casos: são cerca de 640.

 

Em seguida, aparecem, nessa ordem, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí, Ceará, Rio de Janeiro, Tocantins, Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

 

Leia mais na Agência Brasil

 

*Post alterado às 14h25 para inclusão de matéria com sonoras

 

 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo