História Hoje: Japoneses celebram o Dia do Origami

Publicado em 11/11/2015 - 07:30 Por Apresentação Carmen Lúcia - Brasília

O Japão comemora hoje o Dia do Origami, considerada a arte de dobrar papel. A origem da técnica não é clara, mas alguns registros apontam que teria surgido na China junto com a invenção do papel.

 

Mas o certo é que foi na Corte Imperial japonesa que essa arte se difundiu como um passatempo, há quase mil anos.

 

No início, era praticada apenas por adultos, porque o papel era muito caro. Depois a arte do origami, passou a ser ensinada nas escolas japonesas. Mais tarde, foi transmitida ao povo e depois se tornou conhecida em todo o mundo.

 

A feitura do origami começa com um papel cortado em forma de um quadrado perfeito. A inspiração está, principalmente, nos elementos da natureza e nos objetos do dia a dia. Tradicionalmente, nada é cortado, colado ou desenhado.

 

Para os origamistas, as dobraduras representam a transformação da vida: o pedaço de papel, foi a semente de uma planta que germinou, cresceu e se transformou numa árvore. E depois, o homem transformou a planta em folhas de papel, cortando-as em quadrados, dobrando-as em várias formas geométricas representando animais, plantas ou outros objetos.

 

No Japão, o Dia do Origami é considerado dia de esperança na paz mundial. Os japoneses consideram esse dia perfeito para ingressar na arte que pode trazer benefícios, estimula a criatividade e o senso de localização espacial em pessoas de todas as idades.

 

Em crianças por exemplo, o origami ajuda no desenvolvimento intelectual, cognitivo e psicomotor, onde elas aprendem brincando uma série de conceitos geométricos.

 

As figuras feitas em origami são carregadas de simbolismos: o sapo representa o amor e a fertilidade; a tartaruga, a longevidade; e o tsúru, a mais famosa figura de origami, é o desejo de boa sorte, felicidade e saúde.

 

Diz uma lenda, que quem fizer mil tsúrus de origami, com a mente fixa naquilo que deseja alcançar, terá sucesso.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo