Nova lei regulamenta trabalho de dez milhões de artesãos

Publicado em 03/11/2015 - 14:06 Por Ana Lúcia Caldas - Brasília (DF)

A profissão de artesão agora está regulamentada, com a publicação da Lei 13180/2015, que estabelece diretrizes para as políticas públicas de incentivo à profissão. A novidade vai beneficiar cerca de dez milhões de pessoas no Brasil.

 

Para Fani Pereira, que trabalha há 12 anos na Feira da Torre de Televisão, em Brasília, o artesão agora vai ter voz.

 

Sonora: “ Antigamente só tinha voz quem tinha apoio do Sebrae e era microempreendedor individual. Acho que com essa aprovação vai melhorar sim...espero!

 

José Souza o Zelão, tem 70 anos e está há 45 está na Feira da Torre. Ele acredita que os benefícios são muitos.

 

Sonora: "O artesão de qualquer maneira paga o imposto e ele vai ter uma chance até para a aposentadoria.”

 

Para Sônia Quintella de Carvalho, Presidente da Artesol - organização que beneficia artesãs e artesãos de baixa renda, a lei é fundamental.

 

Sonora: “ O artesão normalmente trabalha com artesanato para complemento de renda. A regulamentação agora permite que ele tenha acesso a benefícios como linha de crédito específica -  ele tirava muitas vezes (crédito) como pequeno produtor rural, como pescador ou apenas uma linha de crédito que o Banco do Brasil oferecia ou Banco do Nordeste; a criação de programas formais como um curso, hoje não tem nenhum curso do MEC reconhecido, nem como certificado técnico. Então é fundamental essa lei para o artesão.”

 

Para ela, o mais importante é saber como a lei vai ser colocada em prática.

 

Sonora: “ O mais importante é como essa lei vai ser colocada em prática e criar a partir dessa lei, que tem um potencial muito bom, políticas que ajudem o artesão a se manter na profissão e tornar o artesanato a sua principal fonte de renda. “

 

A lei também define a criação de uma Escola Técnica Federal de Artesanato, dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de programas de formação; e diz que o artesão deverá ser identificado pela Carteira Nacional do Artesão, válida em todo o território nacional por, no mínimo, um ano, e que só poderá ser renovada com a comprovação de contribuições para a Previdência Social.

 

O artesão no Brasil ainda enfrenta muitos desafios. Francisco Pereira, tem 79 anos e há 45 trabalha como artesão. Para ele, agora é ver para crer. 

 

Sonora: “Todos estamos esperando isso, vamos ver se vai acontecer.”

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo