Pastoral da Criança vai atuar no combate à zika em Recife

Publicado em 21/11/2015 - 03:43 Por Graziele Bezerra - Brasília

A possível relação entre a infecção por Zika Vírus e os casos de microcefalia, no Nordeste, deixou em alerta grupos de apoio a crianças na região metropolitana de Recife.

 

Socorro Aguiar coordena a Pastoral da Criança na capital pernambucana. A equipe com mais de mil voluntários faz visitas periódicas para verificar as condições de saúde de gestantes e crianças. Socorro diz que as visitas do mês que vem vão alertar para os cuidados com o mosquito Aedes Aegypt, transmissor do Zika e da dengue.

 

Sonora: "É um caso que tá preocupando e a gente sabe que o mosquito tá atacando de qualquer jeito... a gente tem que orientar mais... eles já são orientados... a nossa grande preocupação agora são as gestantes acompanhadas."

 

De acordo com o primeiro boletim epidemiológico da microcefalia, divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou 399 casos da doença em recém-nascidos de sete estados da região Nordeste. Mais da metade dos registros está em Pernambuco.

 

O ministro da saúde, Marcelo Castro ainda espera a confirmação do que pode ter provocado o aumento no número de casos no Brasil agora em 2015.

 

Sonora: "O cenário é gravíssimo. É um aumento grande do número de microcefalias e isso é absolutamente preocupante. Nós decretamos emergência. Tá demonstrando como o Ministério da Saúde encara o problema com gravidade e naturalmente vamos esperar comprovação para tomar outras medidas."

 

A microcefalia é uma má formação adquirida antes do nascimento. Bebês com esse problema nascem com o crânio menor que a média de 33 centímetros.

 

No ano passado o Brasil registrou 147 casos da doença.

Últimas notícias
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo