Pastoral da Criança vai atuar no combate à zika em Recife

02:08 Geral, Notícias 21/11/2015 - 03h43 Brasília Embed

Graziele Bezerra

A possível relação entre a infecção por Zika Vírus e os casos de microcefalia, no Nordeste, deixou em alerta grupos de apoio a crianças na região metropolitana de Recife.

 

Socorro Aguiar coordena a Pastoral da Criança na capital pernambucana. A equipe com mais de mil voluntários faz visitas periódicas para verificar as condições de saúde de gestantes e crianças. Socorro diz que as visitas do mês que vem vão alertar para os cuidados com o mosquito Aedes Aegypt, transmissor do Zika e da dengue.

 

Sonora: "É um caso que tá preocupando e a gente sabe que o mosquito tá atacando de qualquer jeito... a gente tem que orientar mais... eles já são orientados... a nossa grande preocupação agora são as gestantes acompanhadas."

 

De acordo com o primeiro boletim epidemiológico da microcefalia, divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou 399 casos da doença em recém-nascidos de sete estados da região Nordeste. Mais da metade dos registros está em Pernambuco.

 

O ministro da saúde, Marcelo Castro ainda espera a confirmação do que pode ter provocado o aumento no número de casos no Brasil agora em 2015.

 

Sonora: "O cenário é gravíssimo. É um aumento grande do número de microcefalias e isso é absolutamente preocupante. Nós decretamos emergência. Tá demonstrando como o Ministério da Saúde encara o problema com gravidade e naturalmente vamos esperar comprovação para tomar outras medidas."

 

A microcefalia é uma má formação adquirida antes do nascimento. Bebês com esse problema nascem com o crânio menor que a média de 33 centímetros.

 

No ano passado o Brasil registrou 147 casos da doença.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique