Pará tem aumento de 47% de casos de dengue em 11 meses

Publicado em 03/12/2015 - 12:43 Por Sayonara Moreno - Brasília

O Pará registra mais de quatro mil e quinhentos casos de dengue nos últimos onze meses.


O número de casos confirmados de dengue no estado do Pará, até o dia 30 de novembro, chegou a 4.540 o que representa um aumento de cerca de 47% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas pouco mais de 3 mil ocorrências.


De acordo com os dados do informe epidemiológico sobre a situação da dengue no estado, divulgado nessa quarta-feira (2), dos 13 municípios paraenses com maior ocorrência da dengue, Belém lidera o ranking, com mais de 1.150 casos confirmados.

Cinco mortes por dengue foram confirmadas este ano, duas na capital e outras três em Altamira, Irituia e Rurópolis.


Quanto ao vírus da febre chikungunya, não há registros de transmissões ocorridas dentro do estado. Em 2015, 14 casos importados da doença foram confirmados no Pará, por critério laboratorial adotado pelo Instituto Evandro Chagas.


A secretaria informa ainda que, neste ano, foram registrados 36 casos do zika vírus no estado. Todas as ocorrências foram contraídas dentro do município.


Os vírus da dengue, chikungunya e zika são transmitidos pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo