Defesa Civil de Porto Velho monitora nível do Rio Madeira

Publicado em 22/01/2016 - 19:07 Por Liliane Farias - Brasília

Na última semana foi anunciado o Plano de Contingência para enchentes de 2016 em Porto Velho, em Rondônia.

 

O Rio Madeira está sendo monitorado diariamente, 4 vezes por dia. A expectativa da Defesa Civil é que a enchente deste ano seja de nível moderado. Até o momento o nível do Rio Madeira marca 11 metros.

 

Se o rio atingir a cota 14 metros, um decreto de alerta será emitido. As famílias que vivem na área de risco, às margens do rio, serão removidas. Se o rio passar da marca de 15 metros, vai atingir cerca de duas mil e quinhentas pessoas.

 

O secretário municipal de projetos especiais e Defesa Civil de Porto Velho, Vicente Bessa, diz que o município está investindo em prevenção para evitar prejuízos como na cheia histórica de 2014. A ideia é retirar as famílias da área de risco com antecedência.

 

O secretário também afirma que está trabalhando em conjunto com outros municípios. Três pontos de apoio foram montados nos distritos de Nazaré, São Carlos e Abunã.

 

Em 2014, durante a cheia histórica, mais de 40 mil famílias porto-velhenses foram atingidas. A enchente gerou um prejuízo de  R$ 184 milhões. Até hoje, mais de duas mil e quinhentas famílias recebem ajuda governo porque perderam tudo na cheia.

 

No ano passado, Porto Velho registrou a quinta maior enchente. 15 mil famílias foram afetadas. Os estragos da enchente dos anos anteriores ainda prejudicam Porto Velho.

 

Recentemente, houve um deslizamento de terra que atingiu o Complexo Turístico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Parte da estrutura ficou comprometida. Na última semana, foi feita uma intervenção na área. Cerca de cem metros cúbicos de pedras Mataco foram colocados para tentar conter a erosão.

 

De acordo com o secretário municipal de projetos especiais e Defesa Civil de Porto Velho, Vicente Bessa, essa é uma medida paliativa. Ele, que é engenheiro civil, elaborou um projeto para resolver o problema. Mas até agora não conseguiu verba para a obra, orçada em  R$ 13 milhões. 

 

Não há previsão para realizar a obra de proteção do complexo turístico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré que fica a mil metros do Rio Madeira.

Últimas notícias
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo