Mato Grosso proíbe pesca, apesar de liberação nacional

Publicado em 21/01/2016 - 20:13 Por Liliane Farias - Brasília

O Conselho Estadual de Pesca do Mato Grosso (Cepesca) decidiu manter a piracema no estado. A proibição da pesca para reprodução dos peixes vai de novembro a fevereiro.

 

A medida é contrária à portaria interministerial que suspende, em todo o país, o período de defeso. O Ministério da Agricultura suspendeu a proibição da pesca para que seja feito um recadastro de pescadores.

 

A secretária-executiva da Cepesca, Gabriela Priante, explica que é prerrogativa do estado a decisão de estipular a proibição da pesca.

 

Sonora: “Nós fomos pegos de surpresa com essa portaria interministerial porque em nenhum momento a União dialogou com o Estado em busca de informações, considerando a especificidade da nossa região. O que nós estamos entendendo é que a liberação da pesca nesse período vai ser prejudicial para o próprio pescador, que depende do peixe como garantia do seu sustento porque futuramente esse estoque estaria sendo diminuído. Com todo o respaldo legal que foi concedido ao Estado de proteger o recurso pesqueiro, o Estado então mantém o período da piracema proibindo a atividade de pesca”.

 

Com o impasse, cerca de 600 pescadores matogrossenses estão proibidos de pescar e não estão recebendo o seguro defeso.

 

Para tentar uma solução, Gabriela Priante pediu intervenção do Ministério Público e orienta aos pescadores que procurem a Justiça para conseguir o dinheiro do seguro defeso. O Ministério da Agricultura ainda analisa a situação.

Últimas notícias
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo