Negligência aparece em 76% das denúncias de violação a direitos infantojuvenis

02:54 Geral, Notícias 24/01/2016 - 16h31 Brasília Embed

Carol Barreto

São preocupantes as estatísticas de violência contra crianças e adolescentes no Brasil. O Disque 100, número criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para receber denúncias de violações aos direitos humanos registrou, só no primeiro semestre de 2015, mais de 40 mil denúncias de violações dos direitos de crianças e adolescentes. Setenta e seis por cento delas se referem a casos de negligência, mais de 40% a violência física ou psicológica e 21% a violência sexual.

 

As meninas de 4 a 7 anos de idade são as maiores vítimas desse tipo de violência. Uma delas foi a menina Micaela Góes, de 4 anos, que foi encontrada morta em casa nesta semana no Rio de Janeiro com sinais de espancamento e desnutrição. A defensora Eufrásia Souza ensina como proceder quando se tem notícia de uma criança ou adolescente vítima de violência.

 

Coordenadora da Rede “Não Bata, Eduque”, Márcia Oliveira afirma que é preciso desmistificar a ideia de que o lar é um lugar seguro para a criança e o adolescente.

 

Apesar desse cenário, o governo do estado do Rio de Janeiro estuda extinguir, entre outros órgãos da administração estadual, a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA). A medida visa gerar economia, mas, na opinião do desembargador Siro Darlan, trará prejuízos.

 

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro indicam que, entre 2010 e 2014, a violência contra crianças e adolescentes no estado cresceu 46%. Só em 2015, quase 300 crianças e jovens foram assassinados no estado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique