Olimpíada indígena movimenta economia em comunidade do AM

Publicado em 27/01/2016 - 11:47 Por Otto Farias - Belém do Solimões, Amazonas

Belém do Solimões, localizada em Tabatinga (AM), é uma comunidade indígena habitada por duas etnias, Ticuna e Cokama. Com mais de 4 mil moradores que vivem principalmente da caça e pesca, além do comércio local.


Com a realização das olimpíadas indígenas, a moradora e comerciante de Belém do Solimões Irene Tananta Tenazor aproveita o evento para vender comidas típicas e melhorar a renda. Irene diz que fatura por dia mais de R$ 300.

 

A moradora Maria da Silva ressalta a importância das olimpíadas para a comunidade.

 

A terceira edição das Olimpíadas Indígenas do Eware, em Belém do Solimões, é a maior em comparação às edições anteriores. Em 2013, participaram mais de 200 atletas. Em 2014, foram 380. Já na edição de 2016, são 700 atletas de 29 comunidades indígenas da região. 

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo