Edinho Silva defende apoio do governo para consolidar EBC

Publicado em 24/02/2016 - 22:29 Por Andreia Verdélio, da Agência Brasil - Brasília

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, defendeu nesta quarta-feira a EBC - Empresa Brasil de Comunicação - como fruto de um projeto político que ainda precisa de relevância, apoio da sociedade e força institucional para resistir às trocas de governos.

 

Edinho Silva esteve na primeira reunião do Conselho Curador da EBC após o pedido de demissão do diretor-presidente, Américo Martins, e do diretor-geral, Asdrúbal Figueiró. Aos conselheiros, o ministro ressaltou que os pedidos de demissão foram motivados por razões pessoais e disse ser favorável à autonomia da empresa a partir de uma construção política. O ministro sugeriu que a EBC priorize este ano a transmissão e divulgação das Paralimpíadas, que estariam em segundo plano na programação comercial.


Sonora: "Se nós não tivermos clareza nesse debate, daqui a pouco nós estamos invertendo as posições e estamos nos tratando como se cada um estivesse de um lado do balcão e os outros de outro lado do balcão. Eu faço parte de um governo que defende um projeto político que criou a EBC, que defende a EBC. Eu como ministro tenho dito a todo momento que meu maior desafio é tirar o projeto da EBC do papel por que seria também quase que uma irresponsabilidade da nossa parte achar que o projeto da EBC está de pé, que ele está consolidado. Ele não está."

Vice-presidenta do Conselho Curador da EBC, Evelin Maciel reconheceu o empenho do ministro Edinho Silva em ter um diálogo com o conselho da empresa, mas destacou que existem antagonismos entre a posição dele e a posição do conselho.

 

Sonora: "Nós acreditamos que a EBC é fruto de uma demanda da sociedade brasileira e toda a sociedade esteve envolvida na construção desse projeto a partir dos fóruns de TV pública, das discussões internas mesmo. Nós acreditamos que a EBC tem que ser muito maior do que um projeto de governo. Ela tem que ter mecanismos de defesa da sua autonomia e que ela represente o que nós todos sabemos quais são os preceitos da comunicação pública."

 

Criada em novembro de 2007, a EBC é uma empresa pública responsável pelo funcionamento da Agência Brasil, do Portal EBC, de oito emissoras de rádio, Nacional e MEC, da Radioagência Nacional e da TV Brasil. A EBC opera ainda, por contrato com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o canal de TV NBR e o programa de rádio A Voz do Brasil.

 

A reunião do Conselho Curador da EBC segue até esta quinta-feira e pode ser acompanhada ao vivo pela internet no site www.conselhocurador.ebc.com.br.

 

Com colaboração de Felipe Pontes

 

Leia mais na Agência Brasil:

 

EBC precisa ser capaz de se conectar com a sociedade, diz Edinho Silva

Últimas notícias
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo