Evento teste de rugby em cadeira de rodas é nesta sexta no Rio

03:24 Geral, Notícias 25/02/2016 - 22h31 Rio de Janeiro Embed

Nanna Possa

Começa nesta sexta-feira (26) o evento teste de Rugby em cadeira de rodas. A competição acontece no Arena Carioca 1, no Parque Olímpico na Barra da Tijuca Zona Oeste do Rio de janeiro. O evento teste paralímpico reúne seleções de quatro cantos do mundo. O time do Brasil vai enfrentar as equipes da Austrália, Grã-Bretanha e do Canadá.

 

Segundo o técnico da Seleção Brasileira, Rafael Gouveia, o nível será alto, mas a equipe está preparada. O técnico explica que o Rugby em cadeira de rodas tem como origem o basquete em cadeira de rodas. A grande diferença é o contato, já que no basquete as cadeiras não podem se chocar. No rugby, sim. Rafael Gouveia diz que, assim como em todo esporte de alto rendimento, acidentes acontecem.

 

Um dos mais experientes da seleção brasileira é Bruno Damasceno, atleta de 28 anos. Ele conta que há oito anos se dedica profissionalmente ao rugby. Depois dos treinos, Bruno Damasceno aprovou a arena e não esconde a ansiedade.

 

No evento teste, todas as equipes se enfrentam duas vezes, chegando a competir mais de uma vez no mesmo dia. A seleção que tiver mais vitórias será a campeã do torneio.

 

A primeira vez que o rugby em cadeira de rodas foi disputado em um torneio paralímpico foi em 1996, como demonstração. Apenas nos de Sydney, em 2000, o esporte foi disputado valendo medalhas. Os times são mistos, ou seja, podem jogar homens e mulheres jogam juntos. No entanto, na Seleção Brasileira não existe nenhuma mulher.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique