OMS avalia que vacina contra zika deve ser testada em 18 meses

03:01 Geral, Notícias 12/02/2016 - 13h00 Brasília Embed

Priscilla Mazenotti

A vacina contra o vírus Zika só deverá estar disponível para testes clínicos daqui a 18 meses.


A informação é da Organização Mundial de Saúde (OMS), que, até o momento identificou 15 laboratórios que trabalham no desenvolvimento da vacina.


Mas o ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Castro, é mais otimista. Ele acredita que a vacina estará desenvolvida e pronta para ser testada em humanos em um ano.


Uma parceria entre o Instituto Evandro Chagas, no Brasil, e a Universidade do Texas, nos Estados Unidos, deverá acelerar esse processo.


Mas, depois da fase clínica, é preciso passar para a fase de produção e distribuição. Com isso, o processo todo pode levar, três anos, como explicou Marcelo Castro.


No próximo dia 23, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde estará aqui no Brasil para acompanhar os estudos e as ações de combate à epidemia de zika.


Cerca de 15 técnicos norte-americanos que pretendem aprofundar os estudos da relação entre zika e microcefalia estão aqui no Brasil.


Segundo o ministro, já se pode apontar uma relação entre esses dois fatores porque, se antes o número de casos de bebês com microcefalia era de 150 por ano, agora esse número é maior. Até o momento, são 4.783 casos notificados e 404 confirmados.


A Organização Mundial de Saúde declarou, no início de fevereiro, emergência de saúde internacional devido à possível relação entre os casos de microcefalia em recém-nascidos com o vírus Zika.


Transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, o Brasil é o país mais atingido no mundo pela epidemia de zika, seguido da Colômbia.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique