Assassinato de negros cresceu 18,2% em dez anos no Brasil

Publicado em 22/03/2016 - 21:10 Por Nanna Pôssa - Brasília

Nunca houve tantas mortes no Brasil. Segundo o Atlas da Violência, divulgado nesta terça-feira (22), em 2014 foram 59.627 homicídios no país, ou seja, um assassinato a cada nove minutos. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes foi de 29,1, o que significa um crescimento de 3 % em relação ao ano anterior e de quase 10% em dez anos. Em 2014, foi registrada a maior taxa de mortes intencionais da história.

 

Os dados mostram que quase metade dos homicídios no Brasil são de jovens entre 15 e 29 anos de idade. O assassinato da juventude aumentou mais de 16% de 2004 a 2014.

 

O levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que a violência cresceu principalmente entre jovens e negros.

 

Aos 21 anos de idade, quando há o pico das chances de uma pessoa ser assassinada no Brasil, os negros possuem 147% a mais de chances de ser vitimados, em relação a indivíduos brancos, amarelos e indígenas.

 

Esse número tem aumentado. Enquanto o número de mortes entre afrodescendentes cresceu 18,2% em 10 anos, o de não negros caiu 14,6%.

 

O vice-presidente do Fórum de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, lembra que a violência também tem aumentado também nas pequenas cidades.

Segundo a pesquisa realizada com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, das 20 microrregiões que tiveram maior crescimento da violência, apenas quatro tem mais de 400 mil habitantes.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo