Duas pessoas morrem após consumir açaí contaminado no Acre

Publicado em 18/03/2016 - 20:09 Por Renata Martins - Brasília (DF)

Duas pessoas no Acre morreram de uma forma agressiva da doença de chagas após o consumo de açaí contaminado com o barbeiro, inseto transmissor da doença. As mortes foram em uma área rural do município de Rodrigues Alves.

 

De acordo com a técnica responsável pelo controle da doença de chagas e da leishmaniose no Acre, Carmelinda Gonçalves, dez pessoas da mesma família fizeram a ingestão do suco de açaí sem a devida higienização. Destas, quatro apresentaram os sintomas da doença em fase aguda. Celiana Cruz da Silva, de 17 anos, e o marido Francisco Maian da Costa, de 18 anos, morreram no final de fevereiro.

 

Cerca de um mês antes, eles procuram atendimento médico na Unidade Mista de Rodrigues Alves, com febre, mal estar, dor abdominal e cansaço físico, mas os casos foram tratados como suspeita de malária. 

 

Só após o agravamento do quadro, eles foram atendidos no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul. Outras duas irmãs do jovem morto também foram internadas com a doença de chagas. A mais velha, de 24 anos, já teve alta. A criança ainda está hospitalizada, mas não corre risco de morte.

 

A transmissão oral, quando o próprio barbeiro contaminado é consumido, é mais grave porque existe a ingestão de uma quantidade grande do protozoário causador da doença. De acordo com as investigações da Secretaria Estadual de Saúde, as pessoas da casa consumiram o barbeiro triturado no açaí.

 

O consumo do suco do açaí é muito comum na Região Amazônica. Na cidade das vítimas, os moradores estão preocupados. Segundo Carmelinda, agentes de saúde vão orientar a população sobre o manuseio correto da fruta. Para a técnica, as pessoas não precisam parar de consumir o fruto, é preciso apenas fazer a higienização adequada.

 

Este ano, além das quatro pessoas de Rodrigues Alves, outro caso foi notificado, este por via vetorial, quando o inseto deposita as fezes na pessoa durante a picada. De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2015 foram registrados seis casos da doença de chagas no estado.

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo