Ibama multa índio por usar penas de aves em artesanatos

Publicado em 03/03/2016 - 07:55 Por Maira Heinen - Brasília

Três milhões de reais é o valor atualizado da multa aplicada pelo Ibama contra um indígena por transportar e comercializar artesanato feito com penas de aves.


Timóteo Taytasi Wai Wai já havia sido autuado pelo Ibama, em 2002, e foi novamente multado em Oriximiná, no Pará, em 2009, com 132 peças de artesanato.


Timóteo entrou com ação na Justiça, contra o Ibama, devido ao valor, considerado por ele, exorbitante da multa.


O Ministério Público Federal do Pará (MPF-PA) se manifestou contra a autuação, reforçando que o órgão ambiental deve considerar obrigatoriamente a diversidade cultural dos povos que habitam o país.


O coordenador-geral de fiscalização ambiental do Ibama, Jair Schmitt, assegurou que a multa está dentro da legalidade.


Schmitt explicou que o valor da multa se dá pelas correções monetárias e pela reincidência no crime ambiental.


A Fundação Nacional do Índio (Funai) também se manifestou no processo e informou que o índio multado não trabalha com produção em larga escala, nem mesmo com recursos que causem impacto ambiental sobre a população local de aves.


O antropólogo e coordenador da Ouvidoria da Funai, Gustavo Menezes, acredita que a Lei de Crimes Ambientais não dialoga sobre conteúdos antagônicos com a Constituição Federal e o Estatuto do Índio.


No parecer, o MPF reforça que o Ibama deveria considerar que o artesanato constitui uma forma de expressar a identidade de cada etnia e que os trabalhos também são importante fonte de renda para centenas de povos no Brasil. Ação ainda está em andamento e corre na Justiça Federal de Santarém (PA).

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo