Instituto ambiental multa mineradoras no Amapá

Publicado em 16/03/2016 - 11:58 Por Michelle Moreira - Brasília

Três mineradoras, no estado do Amapá, foram multadas além de terem as atividades suspensas por descumprimento de condicionantes nas licenças ambientais. As empresas são a Zamin Amapá, a Mineração Vila Nova e Beadell.


As empresas foram autuadas durante operação do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap).


Na visita aos empreendimentos, o órgão verificou se estavam sendo cumpridos todos os critérios para a concessão da licença, além de inspecionarem as barragens de rejeito, estruturas específicas para armazenar resíduos de mineração.


No caso das empresas citadas não foram encontradas irregularidades nesses barramentos, mas em outras condicionantes.


As mineradoras Vila Nova, no município de Marzagão, e Zamin, em Santana, receberam multa de R$ 4 milhões por descumprimento de medidas impostas em cinco licenças ambientais. Já a Beadell foi responsabilizada por degradação ambiental e a multa ultrapassou R$ 5 milhões.


As empresas têm dez dias para apresentar defesa junto a assessoria jurídica do Imap.


Até o fechamento desta edição, a reportagem não conseguiu contato com a Zamin Amapá, a Mineração Vila Nova e Beadell.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo