Maranhão é estado com mais casos de zika na Amazônia Legal

Publicado em 10/03/2016 - 15:39 Por Graziele Bezerra - Brasília (DF)

Os estados da Amazônia Legal registraram 581 notificações de microcefalia entre 2015 e 2016. Em todo o país, são mais de quatro mil suspeitas. O Ministério da Saúde estuda a relação dessas ocorrências com a infecção pelo Zika vírus.

 

O Maranhão é o estado com o maior número de suspeitas na região. São 201 no acumulado de 2015 a 2016, com 143 sob investigação e 32 casos confirmados.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, dos casos em investigação, 54 mães tiveram sintomas do Zika vírus em algum período da gestação.

 

Pará, Rondônia e Mato Grosso também têm casos confirmados de microcefalia associada ao Zika.

 

O Amapá é o único da região sem notificações da malformação.

 

A partir dessa quarta-feira (9) o Ministério da Saúde passou a adotar novos parâmetros para medir o perímetro cefálico e identificar casos suspeitos da malformação.

 

Para menino, a medida será igual ou inferior a 31,9 cm e, para menina, igual ou inferior a 31,5 cm.

 

As alterações, segundo a pasta, estão de acordo com a recomendação anunciada recentemente pela Organização Mundial de Saúde, e têm como objetivo padronizar as referências para todos os países. As medidas serão aplicadas em bebês nascidos com 37 ou mais semanas de gestação.

 

Quando o surto de microcefalia começou, em outubro do ano passado, o Ministério da Saúde adotou a medida de 33 cm para o perímetro cefálico. Em dezembro de 2015, após o andamento das primeiras investigações, o padrão foi reduzido para 32 cm.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo