Projeto quer levar energia eólica para terra indígena na Amazônia

03:24 Geral, Notícias 22/03/2016 - 09h42 Brasília Embed

Maíra Heinen

A escolha da hidroeletricidade como maior fonte de energia no país gera diversos embates. Se, por um lado, governantes e empresas apostam no grande potencial hídrico brasileiro, por outro, populações tradicionais e entidades não governamentais destacam consequências negativas ambientais e sociais. 

 

Entre os anos de 2020 e 2023, devem ser viabilizadas na Amazônia Legal nove usinas hidrelétricas. Os dados estão no plano de expansão de energia da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério de Minas e Energia. 

 

Mas, como pontapé para novas possibilidades, Roraima deve receber, em 2017, o primeiro sistema de geração de energia eólica em terra indígena na Amazônia. O projeto é resultado de uma parceria do Instituto Socioambiental, da Universidade Federal do Maranhão, do Conselho Indígena de Roraima, entre outros.  

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique