Rio inaugura Estádio de Deodoro e Arena da Juventude

Publicado em 02/03/2016 - 20:16 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Duas arenas de competição para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos foram inauguradas nesta quarta-feira (2) no Complexo de Deodoro, na zona Oeste do Rio de Janeiro. O Estádio de Deodoro é uma estrutura temporária, que vai receber as competições de rugbi, futebol de sete e as provas de hipismo e combinado do pentatlo moderno. Já a Arena da Juventude, é um ginásio permanente e já está pronto para a primeira fase do basquete feminino, esgrima em cadeira de rodas e provas de esgrima do pentatlo.

 

O secretário nacional de Esportes de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, ressaltou a importância dos investimentos no complexo, que fica em uma região com alto índice de vulnerabilidade social.

 

O Complexo de Deodoro fica dentro de uma área militar administrada pelo Exército, mas após os jogos, a arena da juventude permanecerá aberta para o uso de atletas brasileiros e para receber competições e eventos culturais. Os dois estádios foram construídos com um investimento de R$ 142 milhões preveniente do governo federal e com eles, chega a nove o número de arenas já inauguradas.

 

Após a cerimônia de inauguração, o diretor-geral do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Sidney Levy, confirmou que cortes substanciais foram feitos no orçamento dos jogos, mas garantiu que nenhuma área essencial será afetada.


Levy preferiu não informar quanto do orçamento foi cortado, mas o balanço já foi apresentado ao Comitê Olímpico Internacional. Na opinião do prefeito Eduardo Paes, a economia é bem-vinda.


Paes também afirmou que as obras do velódromo agora vão seguir o cronograma previsto após a contratação de uma nova empresa para substituir a primeira, que não estaria conseguindo tocar a construção da arena a contento. De acordo com o prefeito, a subcontratação estava prevista no contrato, portanto a mudança não vai trazer custo adicional para o poder municipal.

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo